domingo, 3 de abril de 2011

Parceiros> JovenSapiens> Já pensou em tomar o lugar de Deus?

Já pensou em tomar o lugar de Deus?

No momento em que digito essa frase tento conseguir bolar um bom título para essa postagem! (Acho que esse ficou legal e bem curioso) Gostaria de criar um título que fosse tão interessante quanto a linha de raciocínio que consegui formar ao ler um trecho do livro Decepcionado com Deus - Philip Yancey que me foi apresentado pela primeira vez por meu parceiro Daniel Judson. O trecho que vou passar pra vocês tem um certo nível de complexidade e minha ideia não baseia-se apenas no trecho em si (É importante que você leia com bastante atenção). Apenas assimilei a ideia de Philip Yancey à uma linha de pensamento que me pegou! Prometo que vou fazer de tudo pra passar sem complexidade alguma e sem muita extensão o que pude relacionar.

Decepcionado com Deus - Philip Yancey - (Capítulo: Por Que Deus Não Explica? - Página 208)

"Na noite de 23 de fevereiro de 1987, um astrônomo no Chile observou a olho nu a explosão de uma longínqua supernova, uma explosão tão poderosa que liberou num só segundo tanta energia quanto o nosso Sol irá dispensar em dez bilhões de anos. Mas será que aquela ocorrência realmente se deu em 23 de fevereiro de 1987? Só da perspectiva do nosso planeta. Na verdade, a supernova explodiu 170.000 anos antes de nosso 1987, mas a luz gerada pelo acontecimento, viajando quase 9,5 trilhões de quilometros por ano, levou 170.000 anos para chegar à nossa galáxia.
E é aqui que o ponto de vista "superior" da eternidade desafia nossa compreensão usual acerca do tempo. Se quiser, imagine um Ser muito grande, maior que todo o universo - tão grande que o Ser existe simultaneamente na terra e no espaço ocupado pela supernova 1987A. Em 1987, qual era a data para aquele ser? Depende da perspectiva. Da perspectiva da terra, o Ser teria "observado" a história de 1987, o que inclui a descoberta da Supernova 1987A. Mas da perspectiva da Supernova 1987A, o Ser teria experimentado o que a Terra só iria saber 170.000 anos depois! Assim, o Ser observou simultaneamente tanto o passado (desde a Terra, ele viu a explosão da Supernova, ocorrida 170.000 anos antes), quanto o presente (os acontecimentos de 1987 na Terra), quanto o futuro (o que estava acontecendo "agora" na Supernova 1987A, e que os terráqueos só saberão cerca de 170.000 anos depois).

Um Ser como esse, tão grande quanto o universo, poderia, de algum posto de observação, ver o que está acontecendo em qualquer ponto do universo e em qualquer instante determinado. Por exemplo, se deseja saber o que está acontecendo neste exato momento no Sol, pode "observar" da perspectiva do Sol. Se deseja saber o que aconteceu no Sol oito minutos atrás, pode "observar" a partir da Terra - e é isso que vemos, depois da luz ter percorrido 149 milhões de quilômetros desde o Sol até a Terra. (...)
(...) Deus, fora tanto do tempo quanto do espaço, pode ver o que aconteceu na Terra de uma forma que podemos somente supor, e jamais plenamente compreender. (...)" 


Bem, é aqui que entro com o raciocínio que me pegou! Philip Yancey trata nesse trecho a facilidade e possivelmente O ou UM DOS modos de como "funciona" a onisciência de Deus! Minha ideia não enfoca a questão do espaço e tempo de Deus. Mas vou dar prioridade ao PERDÃO, PACIÊNCIA E AMOR DE DEUS! Isso mesmo! Calma que daqui a pouco você vai entender.


Imagine um Ser que tem a capacidade de viajar no espaço e tempo para "observar" o mesmo acontecimento no passado, presente e futuro, simultaneamente ou no mesmo instante.
Imagine agora você orando para esse Ser, pedindo perdão por algo de errado que você fez, algum pecado que cometeu e que você faz questão de dizer que não tornará a cometer esse mesmo erro. Implora perdão a esse Ser. E o que Ele faz? Te Perdoa!

Agora tente ver com os olhos de Deus, tente ver da perspectiva Dele, tente observar dentro do tempo e espaço Dele!

Ele está ouvindo a sua oração exatamente no momento em que você ora a Ele. Mas ao mesmo tempo, Ele está te vendo no passado, no momento em que você pecou, no momento em que você optou por colocar o pecado acima da presença Dele. Está te vendo no presente, tentando se redimir e reconsiliar-se com Ele, prometendo que nunca mais voltará a fazer aquilo. E ao mesmo tempo ou simultaneamente, está te vendo no futuro, voltando a cometer o mesmo pecado, ou até algo pior. E depois começa tudo de novo. E o que Ele faz no momento em que você pede perdão? Ele te PERDOA!!

Agora me explica isso!!!!
Que AMOR é esse que destroi qualquer conhecimento que temos sobre a lógica, espaço/tempo e PERDÃO?

Ao mesmo tempo que Ele está te ouvindo pedir perdão por seus pecados, Ele vê você pecando lá na frente, mesmo te ouvindo dizer que não vai voltar a fazer aquilo e que se arrepende do que fez, Ele vê que depois você vai voltar a fazer a mesma besteira. E o que Ele faz? TE PERDOA!!!

Ó quão grande e maravilhoso é o nosso Deus. Sua inteligência, Graça, Compaixão, Ternura, Bondade, Paciência, Perfeição, seu Amor, Seu conhecimento, Poder, vão além de tudo aquilo que nossas mentes pequenas, limitadas e frágeis conseguem alcançar.

Por Favor, não quero de certa forma te envergonhar diante de Deus, ou te deixar constrangido no momento em que você tenta se redimir com ele. Esse não é o objetivo dessa postagem! Meu objetivo com isso é te mostrar que ser Maravilhoso e Perfeito é o Deus que nós adoramos, quero te mostrar que mesmo com nossos defeitos, ele nos acolhe e perdoa todas as nossas transgreções, mesmo sabendo que muitos de nós voltarão a cometer o mesmo erro!
Quero convidar a você que está lendo esse post a fazer uma reflexão sobre esse assunto e tentar retribuir o Amor que Deus derrama sobre nós. Ainda não consigo entender por que existem pessoas que detestam Deus, que regeitam seu amor, que o desprezam, que maldizem seu nome, mas qualquer uma  dessas pessoas, no momento em que tentarem se redimir com Deus pedindo perdão pelos seus pecados, mesmo que ele veja que no futuro aquilo vai voltar a se repetir, o que ele faz? PERDOA!

"Ó Senhor, incline os seus ouvidos e responda-me, pois estou fraco e necessitado. Proteja a minha vida do mal, porque eu me esforço em obedecer à sua lei, meu Deus; salve-me, pois eu sou o seu servo e confio no Senhor! Misericórdia, ó Senhor, pois clamo ao Senhor dia e noite sem parar. Encha o coração do seu servo de alegria, e concentrarei meus pensamentos e orações no Senhor. O Senhor é bondoso, cheio de amor, SEMPRE PRONTO A PERDOAR E SEMPRE AJUDA AQUELES QUE O PROCURAM. Ó Senhor, ouça a minha oração! Escute com atenção a minha súplica. Em tempos de angústia, clamarei ao Senhor, PORQUE SEMPRE ME RESPONDE! Não há entre todos os deuses dos outros povos um único deus que possa ser comparado ao Senhor. Ninguém é capaz de fazer as coisas que o Senhor faz! Todas as nações que o Senhor mesmo criou um dia virão e se curvarão diante do Senhor, para adorá-lo e glorificar o seu nome! Pois o Senhor é grande e realiza feitos maravilhosos. O Senhor é o único Deus! Ensine-me o seu caminho, Senhor, para que eu ande na sua verdade; ajude-me a amá-lo e lhe  obedecer com todas as forças do meu ser! Eu darei graças ao Senhor, meu Deus, de todo o coração. Glorificarei o seu nome para sempre, porque o seu amor fiel por mim é muito grande! O Senhor me salvou quando eu estava às portas da morte! Ó Deus, um bando de homens orgulhosos e violentos procura me destruir, sem dar a menor importância ao Senhor. Mas o Senhor é Deus COMPASSIVO E MISERICORDIOSO; a sua PACIÊNCIA É GRANDE, O SEU AMOR FIEL E A SUA VERDADE DURAM PARA SEMPRE. Volte-se a mim e salve-me pela sua GRAÇA; dê forças a este seu servo, salve esse filho da sua serva! Dê-me uma prova que realmente vai me ajudar, alguma coisa que deixe envergonhados os meus inimigos quando eles virem que o Senhor me ajudou e me consolou."
(Salmos 86 - Versão da Nova Bíblia Viva)

Fiquem na Paz de Cristo galera, espero que essa mensagem encontre abrigo em seu coração e em sua mente. Deus abençoe!

Abraço,
Eliab Alves 

0 comentários:

Postar um comentário